Carregando...
Texto alternativo Texto alternativo

A fantástica fábrica de chocolate

Muita gente conhece e já passou a infância comendo aqueles cigarrinhos de chocolate, que vinham naquelas caixinhas de lápis coloridos. Era praticamente um ritual comer um deles. Abrir a caixa devagar, com aquela vontade louca de sentir logo o sabor do chocolate, mas sem deixar quebrar o doce – ele tinha que sair inteiro do papel! E quem nunca pegou um cineminha e pediu aquela caixinha de chocolate recheadas de licor ou de uva passa? Quem nunca comeu um “psiu” ou já ficou brincando de Pirata com as moedinhas de chocolates?!

A PAN, Produtos Alimentícios Nacionais S/A, foi fundada em 1935 pelos engenheiros Oswaldo Falchero e Aldo Aliberti. A ideia de fazer uma indústria de balas e chocolates partiu do engenheiro Aldo, que, motivado por um amigo seu, mecânico de máquinas de balas e chocolates, resolveu entrar em outro ramo, pois a sua experiência era em indústria de botões (as Indústrias Aliberti, na mesma São Caetano do Sul). Decidido a começar seu novo negócio, chamou seu cunhado Oswaldo, para que o ajudasse neste novo empreendimento.

Onde está instalada a Fábrica era um terreno baldio, sem água, esgoto, luz; enfim, nenhuma infraestrutura. Oswaldo fez o levantamento topográfico e verificou que o terreno possuía um grande desnível e, com ajuda de carroceiros, ele aterrou o local e iniciou-se a construção do primeiro salão, com aproximadamente 720 metros quadrados, respeitando todas as exigências da Indústria Alimentícia: azulejos brancos, telha de barro, iluminação, etc.

No início, os engenheiros contrataram um técnico que possuía bastante experiência no ramo e foi quem os ajudou significativamente, dando dicas de matérias-primas, onde comprá-las, processos de fabricação, etc. Mas eram os fundadores que selecionavam o que iriam fazer. As matérias-primas compradas chegavam à fábrica em caminhões, trens ou até vinham em navios (como o cacau da Bahia).

A tímida fábrica iniciou suas atividades em 1935, com aproximadamente 400 metros quadrados. Hoje, ocupa uma área de 13 mil metros quadrados, e produz seus chocolates desde a matéria prima, refinando também o açúcar utilizado em seus produtos.

No ano de 2015, os artistas participantes do Circuito Sesc de Artes receberam um chocolate da Fábrica da Pan juntamente com uma cartinha de boas vindas. A repercussão foi tão gratificante que decidiram repetir a dose no ano seguinte. Neste mesmo ano, a Produtora do Cachorro Grande publicou uma foto no seu Instagram, em agradecimento ao Sesc São Caetano. Nenhum deles tinha ideia que a fábrica ficava por aqui, num bairro central da cidade.

Essa é nossa fantástica fábrica de chocolates!

__

Texto e foto: Fabíola Larissa

Posts relacionados

Elvis não está morto

Vinil de Rick n’roll